EFICIÊNCIA ENERGÉTICA: RACIONALIZAÇÃO NO USO DA ENERGIA NA INDÚSTRIA

Como aumentar a competitividade de nossa indústria através da redução do consumo de utilidades e do aproveitamento de eventuais sinergias entre os processos.

Ao partir deste desafio, sabemos que alguns paradigmas terão que ser enfrentados e conceitos revistos. Mas esta é a missão do Projeto Eficiência Energética, onde a INTECNIAL e JACQUES TOMBESI ENGENHARIA somaram conhecimento, pesquisa e esforços para apresentar aos seus clientes sua experiência em Projeto, Fabricação e Montagem em Sistemas Energéticos Industriais. Particularmente neste mês de março, quando celebramos duas datas importantes que reforçam o compromisso de todos que pensam por um futuro melhor. Assim, apresentamos aos clientes soluções integradas para um desenvolvimento sustentável da indústria, zelando pelo meio ambiente e proporcionando melhorias nos resultados operacionais imediatos.

05 de março – Dia Mundial da Eficiência Energética

A data foi criada para promover mundialmente a importância do uso consciente e responsável da energia, vital para a humanidade. A Europa busca a diversificação da sua matriz energética para uma redução do consumo de combustíveis fósseis e respectivo impacto ambiental. Por aqui, motivada pelo aumento da cotação do dólar, boa parte da indústria nacional onde estamos inseridos, busca a redução de custos industriais para aumentar sua competividade e alavancar o seu crescimento, agregando valor à produção do setor primário, tendo que competir de forma acirrada com a exportação in natura.

A expertise da Intecnial S.A. em Geração/Cogeração Termelétrica baseada no Ciclo Rankine contempla soluções integradas, customizadas e otimizadas para os diversos modelos de indústrias. Aliamos diversos conceitos e sistemas para aumento da eficiência do ciclo e maximização da recuperação térmica, reduzindo o custo do MWh gerado.

22 de março – Sem água não há vida

O Dia Mundial da Água foi instituído pela ONU (Organização das Nações Unidas) como sendo o dia 22 de março. Nesta data, devemos comemorar e realizar atividades de reflexão sobre o significado da água para a vida na Terra. Precisar aumentar nossa consciência no sentido de que o equilíbrio e o futuro de nosso planeta dependem da sua preservação e de seus ciclos (4ª norma da Declaração Universal dos Direitos da Água).

Este recurso natural é fundamental e em nosso conceito de Eficiência Energética tem grande impacto – não só pelo custo de tratamento para a indústria – mas devido à redução considerável na vazão de água circulando em sistemas de resfriamento, principalmente em torres de resfriamento com troca direta ar-água, e respectivo consumo de água de reposição. Em consequência, proporcionamos redução de motobombas operando e respectivo consumo de energia elétrica, além de menor volume de efluentes líquidos industriais dispostos na natureza, sustentando a qualidade dos recursos hídricos de toda a cadeia. Desta forma, propiciamos a redução nos custos para tratamento da água pelas concessionárias no abastecimento da população.

Nos últimos meses, mesmo em meio à pandemia, grandes grupos industriais noticiam o foco na disseminação de novas tecnologias visando a redução das emissões de gases de efeito estufa, reaproveitamento de água e melhoria na eficiência de ciclos termodinâmicos. Esta novidade acontece dentro do conceito da revolução da Indústria 4.0 a nível mundial.

Dentro deste contexto, nosso Projeto Eficiência Energética apresenta aos clientes novas oportunidades viáveis para relevante redução nos consumos de água, energia elétrica, combustível e insumos de processos químicos, nos diversos segmentos: setor agroindustrial (alimentício e energético) aplicado às cadeias de soja, milho e cana-de-açúcar, indústria da proteína animal, de bebidas e ingredientes para o ramo alimentício.

Se a sua empresa tem processos contínuos com relevante consumo de água gelada, resfriamento ou aquecimento com vapor a média/baixa pressão, temos boas alternativas para apresentar. Podemos fazer um estudo preliminar, sem custo, e avaliar as oportunidades de ganho para sua empresa, com baixo investimento e taxa de retorno atrativa.

Marcelo Nunes Lopes

Tags: soluções integradas; racionalização, sustentabilidade; eficiência energética; redução de custos industriais; soluções; inovação; melhoria contínua; qualidade; produtividade; água.

Share on email
Email
Share on print
Imprimir
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Símbolo Intecnial - Semiflat - Fundos escuros

Nosso site utiliza cookies de navegação para melhorar sua experiência.